Hoje em dia, a maioria das empresas se deu conta da importância do marketing para seu funcionamento e reconhecimento, além de facilmente identificar os benefícios e o retorno desse investimento.

Mas o marketing em si é bastante abrangente, disseminando-se em diversas categorias, com uma série de instrumentos que se tornam essenciais para elevar não apenas os resultados, mas principalmente a qualidade do trabalho, serviço e/ou produto oferecido.

Entre tantas opções qualificadas, o Endomarketing vem ganhando destaque no cenário corporativo, pois visa o marketing institucional voltado para ações internas da organização, que é capaz de trazer uma série de benefícios, os quais citaremos a seguir.

Qual a importância do Endomarketing?

A parte essencial de engajar ainda mais os colaboradores a vestirem a camisa da empresa, é a motivação que os gestores e a cultura organizacional fornecem a eles.

Isto é, quando uma corporação dá aos colaboradores o direito de conhecimento e informação (do serviço e/ou produto que a mesma fornece) de forma prática e dinâmica, o colaborador se sente muito mais capacitado para exercer suas funções.

Além disso, é importante dar voz a eles para discutir novas ideias e soluções em todos os processos, pois isso gera confiança e produtividade, além do colaborador se sentir parte de um time dedicado onde suas ideias são ouvidas e aplicadas quando bem engajadas.

Estimular esse contato direto entre o colaborador e a empresa é extremamente positivo para alcançar novos horizontes, mas de que formas isso pode ser feito?

Visando a comunicação interna da empresa, a essência do Endomarketing é informar e motivar toda a organização em função do mesmo propósito. Isso pode ser feito de diversas formas, entre elas, é importante ter material interno informativo, onde o colaborador possa consultá-lo para esclarecer dúvidas e até mesmo motivá-lo a ter novas ideias a partir do entendimento dos processos.

Os meios de comunicação internos devem estar disponíveis para todos, mas é importante ter criatividade no momento de desenvolver esse conteúdo e essas estratégias. A ideia é ter conteúdos dinâmicos como vídeos, folders, grupos de discussões, treinamentos, workshops, etc.

A Toyota, por exemplo, adotou algumas estratégias muito bem-sucedidas de endomarketing. Atualmente, os novos colaboradores passam por um treinamento de cinco meses onde conhecem todos os processos da empresa, desde a fabricação dos veículos até o contato com o cliente final, algo que favorece muito seu entendimento sobre os produtos oferecidos e as necessidades dos clientes, elevando sua argumentação sobre a qualidade além de fornecer um entendimento mais profundo sobre os processos que vão além de suas funções.

Tudo isso capacita muito mais os colaboradores para ter novas ideias, além da possibilidade de apresentá-las aos gestores e serem postas em prática anualmente.

São inúmeras as possibilidades de desenvolver conteúdo e meios de comunicação internos de qualidade.

Outra grande vantagem do Endomarketing, é ter a participação dos colaboradores nesse desenvolvimento, afinal são eles que estão ali diariamente dedicados às suas funções, e esse auxílio é importante para entender a que pé eles estão, se possuem dúvidas referente aos processos ou a cultura da empresa.

A implantação do Endomarketing também gera mais produtividade nos departamentos, possibilita a redução do turnover, pois os colaboradores se sentem mais motivados, algo que implica diretamente na qualidade do trabalho exercido.

Outro exemplo, é a FIAT, que enxerga seus colaboradores da mesma maneira que vê os clientes finais, sendo eles os primeiros a fazerem test-drive nos veículos fabricados.

Além disso, a empresa também oferece comodidade e atenção aos colaboradores, oferecendo festas de aniversário, bodas de casamento, bailes de debutantes, entre outras atividades que envolvam a família do colaborador.

Seu sistema de comunicação também possibilita maior proximidade para com os gestores e diretores, onde também disponibilizam vagas e promoções internas.

As novas gerações que chegam ao mercado, buscam exatamente isso: ambientes de trabalho mais colaborativos, onde suas ideias possam ser discutidas e colocadas em prática, ambientes que estimulem a criatividade e que deem maior flexibilidade.

É altamente perceptível a dimensão do Endomarketing e todos os impactos positivos que essa estratégia agrega para a empresa. Sempre vale ressaltar que os colaboradores são parte de um time que se dedica ao mesmo propósito.

A PAPEROFF está inserida nos casos de sucesso referente ao Endomarketing, pois se preocupa verdadeiramente com a qualidade de seu produto para com os clientes e principalmente nos resultados que o sistema traz. Isto é, constantemente desenvolvemos materiais de apoio, que auxiliem os responsáveis pelo gerenciamento da plataforma, afinal nossa solução busca beneficiar as empresas e otimizar seus processos oferecendo maior qualidade.

Algumas estratégias como o envio de e-mails marketing explicativos sobre as funções do sistema, a organização de workshops para divulgar as próximas funcionalidades e os treinamentos oferecidos aos clientes, são práticas que trazem um retorno positivo para com nossa relação com clientes, além de auxiliar melhor o entendimento sobre a plataforma e principalmente todas as suas funcionalidades.

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