Qual a primeira reação de um empresário ou gestor ao se tratar de custos internos (que podem ser fixos e variáveis), mas que implicam diretamente no budget de empresas de qualquer setor?

Há muito tempo a redução de custos internos vem sendo um grande desafio, pois existe uma série de fatores que interferem para o resultado de uma empresa ser positivo ou negativo.

Normalmente as organizações determinam seu budget esperando que as consequências sejam efetivas, e consideram todos os custos para atingir os resultados desejados, algo que interfere na determinação de seus preços e/ou serviços.

Dessa forma, é extremamente delicado reduzir custos ou estar dentro do budget quando não há previsão desses gastos, afinal não é possível cortar custos sem conhecê-los.

Por isso vale ressaltar a importância dos custos previsíveis e como eles podem auxiliar empresários e gestores a atingirem seus respectivos resultados.

  • Exemplo 1: uma pessoa utiliza os serviços de telefonia móvel da empresa X, que varia de acordo com os minutos falados. No primeiro mês o usuário utiliza 40 minutos e paga R$100,00 pelo serviço. Já no segundo mês, ele utiliza 80 minutos e paga R$200,00 pelo serviço.

Esse usuário recebe uma proposta da empresa Y que oferece até 500 minutos para falar, pelo valor mensal de R$180,00.

Baseado neste exemplo, conseguimos identificar que é muito mais vantajoso para o usuário ter a previsão de seus gastos futuros, ao invés de variá-lo mensalmente, assim o usuário terá maior facilidade e controle de seus gastos.

Existem algumas soluções corporativas que podem tornar seus custos variáveis em custos previsíveis, no qual a maior vantagem é manter uma linha tênue dentro do budget, sem gastos imprevistos e que auxiliem a empresa em sua constante evolução, além de oferecer aos consumidores preços cada vez mais justos e menos variados, afinal os custos incorporados aos produtos/serviços comercializados já estarão previstos.

  • Exemplo 2: a empresa Z armazena todos os seus documentos em um depósito terceirizado. Os documentos armazenados tendem a aumentar em constância, implicando na variação dos custos com cópias e impressões (papel e tinta), materiais de escritório, matoles, courrier, o depósito, entre outros.

A empresa não pode prever a evolução dessa demanda, o que implica diretamente em seus custos, pois viabiliza falhas de manuseio físico da documentação, exigirá cada vez mais espaço para armazenagem e ocasionalmente implicará de forma negativa no budget por não possuir a previsão destes gastos.

Neste caso, a empresa poderá optar pela gestão eletrônica de conteúdo, pois através dela esse custo se tornará previsível, de forma que a demanda de documentos físicos será reduzida (tal como todos os custos relacionados com papel, tinta, materiais de escritório, matoles, courrier etc.), o espaço para armazenagem se tornará escasso e todo o tempo destinado a essas atividades reduzirão amplamente.

Leia também: Você reduzirá muitos custos operacionais depois desta dica

É muito importante ter todos os custos alinhados ao budget para afunilar cada vez mais as possibilidades de falhas e conseguir atingir os resultados esperados.

Essa é apenas uma forma de tornar esse custo variável específico em custos previsíveis, existem muitas possibilidades que precisam ser exploradas caso a caso para atingir resultados melhores.

Tem um exemplo de custos previsíveis que te auxiliaram estrategicamente nos seus resultados? Compartilhe com a gente!

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