Atualmente, o mercado brasileiro conta com mais de 50.000 pontos de vendas especializados em móveis e colchões ao redor de todo o país. Evidentemente esse número pode ser bem elevado se considerarmos os e-commerces que também atendem o segmento.
Mas vamos nos limitar apenas às vendas realizadas através de lojas físicas, que normalmente possuem um volume maior, pois os compradores ainda tendem a querer conhecer fisicamente a qualidade dos produtos nos quais estão dispostos a investir.
Em questão de volume, os pontos de venda ainda se destacam e exatamente por este motivo, a demanda documental relacionada a compra e venda de produtos é extremamente grande, e dependendo da maneira como é atendida, pode-se gerar uma enorme quantidade de custos relacionados.
O processo de vendas pode parecer simples, mas há uma série de auditorias que precisam ser realizadas antes de uma compra ser de fato, concretizada.
Cópias de documentos, fichas de compra e venda, notas e cupons fiscais, formulários de entrega, termos de uso, etc. Uma infinidade de documentos que somados às “exigências” relacionadas como materiais de escritório, malotes, logística e transporte, impactam em um grande custo operacional.
Isto é, fica claro que o processo de vendas em lojas físicas necessita de uma logística complexa e custosa quando analisamos mais de perto, pois exige tempo e atenção, embora ainda sim esteja sujeito a inconsistências, riscos e fraudes.

Mas pensando no cenário ideal para reduzir toda essa exigência e burocracia, podemos avaliar que os maiores impactos negativos estão na demora para atender as demandas do consumidor final e também em toda essa logística. Então como otimiza-los?
Hoje, a maior parte das lojas de varejo ainda fazem todo esse processo manualmente, ou seja, os documentos físicos gerados em um processo de venda precisam ser enviados a uma matriz para serem auditados, de forma que a concretização da compra normalmente necessita de 48 horas, o que impacta diretamente nos resultados de qualquer empresa, pois os vendedores precisam dedicar parte do tempo neste processo, além é claro, dos altos custos com malote e motoboy para viabilizar essas auditorias.
Embora muitas empresas desconheçam, já existem ferramentas tecnológicas que possibilitam o suprimento desta demanda de forma a agilizar o processo de venda em 50% do tempo, além de reduzir bruscamente os custos com a geração de documentos físicos, malotes e logística.
É exatamente assim que o sistema ECM da PAPEROFF atua: beneficiando todos os departamentos da empresa a fim de gerar mais receita e exigir menos tempo nos processos, entre outros benefícios como confiabilidade e redução de fraudes.
Com baixo custo e rápida implantação, o PAPEROFF poderá conectar todos os pontos de venda de uma rede no mesmo sistema, possibilitando uma troca de informações rápida e eficiente, com um conceito colaborativo e que visa otimizar os processos para qualquer departamento.

Uma das maiores redes varejistas do Brasil, as Lojas Marabraz, já adotou a solução ECM da PAPEROFF para automatizar a captura de documentos e gerenciar todo o conteúdo digitalmente.
Hoje a empresa usufrui de todos os benefícios do sistema, que está presente em todos os pontos de venda do país há 4 anos, mais +130 lojas conectadas, tornando-se um grande caso de sucesso para o segmento varejista.
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Leia também o Case das Lojas Marabraz completo.