Você sabe o que é compliance? Como incorporá-lo a sua empresa para obter melhores resultados? De que forma ele se torna essencial para o crescimento da sua empresa?

Está na hora de conhecer o conceito que mudará as perspectivas do seu negócio em busca da consolidação de mercado!

O termo “compliance” surgiu em meados dos anos 1990, mas na época implicava apenas nas adequações jurídicas de uma empresa.

Atualmente o termo engloba praticamente todos os processos de uma organização, responsável por auxiliar no cumprimento prévio de todas as normas e legislações estabelecidas interna e externamente, a fim de alinhar todas as suas estratégias, missão e visão.

Ou seja, incorporar o compliance a uma organização significa desenvolver sinergia entre todas as normas e regulamentações, para obter controles internos mais eficientes. Dessa forma novos procedimentos de conformidade serão implementados à empresa, oferecendo técnicas muito mais eficientes para seu desenvolvimento.

Antigamente, as empresas optavam por encarregar a assessoria jurídica para desempenhar o papel de auxiliá-los neste processo, considerando a expertiseda mesma mediante as interpretações de todos os instrumentos legais. Porém, encontra-se hoje uma grande necessidade de mapear processos e gerenciamento interno, que vai além de normas e políticas externas.

Seja um cargo ou departamento, o Compliance é responsável por guiar a empresa em diretrizes mais concretas e certeiras, adotando as melhores práticas exigidas legalmente e também na prática interna, isto implica em identificar e interpretar as leis que regem as atividades da organização, a eficiência do controle interno e ainda analisar possíveis riscos operacionais que impactam negativamente a empresa perante a consolidação da mesma no mercado.

Incorporar o Compliance não apenas gera uma alta vantagem competitiva, como pode possibilitar descontos em linhas de crédito, elevar o valor da organização no mercado, obter melhor retorno de investimentos, entre outros.

O responsável pelas atividades de compliance atenderá a empresa como um “consultor”, devendo dominar as metas e objetivos dos administradores além de conhecer a fundo o negócio, possibilitando na segurança da informação, nos diferentes níveis contábeis, na gestão de riscos e pessoas, no atendimento de auditorias internas e externas, e mais uma vasta lista de atividades que podem variar de negócio a negócio.

Esse desempenho de excelência organizacional pode ser muito mais eficaz quando os procedimentos internos estão seguros e otimizados, ou seja, é válido encontrar e implantar ferramentas que beneficiem a empresa na regulamentação das normas internas e externas, fazendo-se essenciais para conquistar a dita “consolidação de mercado”.

Pensando nisto, a PAPEROFF desenvolveu um software ECM (Enterprise Content Management) que controla todo o conteúdo corporativo, inviabilizando fraudes e modificações não rastreáveis, que facilita auditorias, fiscalizações e atendimento das regulamentações legais tal como a conformidade de todos os processos.

Um grande exemplo da eficiência do sistema, é a implantação do mesmo nas Lojas Marabraz, uma das maiores redes varejistas do Brasil, que buscava uma solução para o armazenamento de seus documentos.

Leia o estudo completo das Lojas Marabraz clicando aqui

Agora que você entende a importância do Compliance, como pensa em aplicá-lo ao seu negócio? Compartilhe suas ideias conosco, com certeza estamos dispostos a ajudá-lo!